Fascinante

Uma língua cuja aprendizagem é notadamente facilitada em virtude de sua gramática regular, a presença de um alfabeto fonético e a existência de um sistema amplo e sofisticado para a formação de palavras..

Moderno

Uma língua planejada que, graças ao uso extensivo por uma dipersa comunidade de falantes presente em mais de 130 países, adquiriu vida própria e evoluiu de forma notável.

Neutro

Uma língua eminentemente justa e igualitária, posto que não se restringe a nenhuma nação ou grupo étnico em particular, podendo ser livremente utilizada por todos aqueles que desejem fazê-lo.

Solidário

Uma língua altamente conveniente e funcional para a comunicação com indivíduos de diferentes origens culturais que se expressam em idiomas maternos distintos.

O que é esperanto?

Por Fábio Silva*

O esperanto é uma língua planejada, desenvolvida na intenção de facilitar a comunicação entre pessoas que falam línguas diferentes. A base da língua foi iniciada pelo médico e filólogo polonês Dr. Lázaro Luiz Zamenhof, em 1887, desde então, o projeto de língua planejada transformou-se em um organismo vivo, com cultura própria e totalmente internacional, tendo até mesmo, falantes nativos. O esperanto é uma língua transnacional não tendo por objetivo a substituição das línguas nacionais e étnicas, a proposta do esperanto é ser uma língua auxiliar, uma ponte entre culturas atuando como um facilitador na comunicação entre povos de diversas partes do mundo. Atualmente, em uma estimativa mínima, mais de dois milhões de falantes usam o esperanto em mais de 190 países.

Hoje podemos também dizer que o esperanto é muito mais que apenas uma língua artificialmente inventada, atualmente é uma cultura rica e diversa que reúne pessoas de várias partes do mundo, cultura tal se mostra através de músicas, filmes, redes sociais, literatura, teatro e diversas outras manifestações artísticas. O esperanto faz parte do dia a dia de pessoas em todo o mundo, existem empresas que usam o esperanto em suas relações comerciais, viajantes que usam o esperanto em suas viagens e estudantes/pesquisadores que recorrem à língua em suas pesquisas.

Atualmente gigantes da comunicação como o Google e Facebook usam o esperanto em suas plataformas digitais, para o falante de esperanto é possível ter acesso a programas desenvolvidos nativamente ou traduzidos. Empresas como a Canonical, “The Document Foundation” e mais de uma centena de outras oferecem seus aplicativos totalmente traduzidos em esperanto, inclusive este artigo está sendo escrito em um editor de texto com sua “interface” 100% em esperanto, no caso o LibreOffice. Sem contar que alguns tradutores eletrônicos usam o esperanto como sua língua base em seus processos de tradução. Empresas de educação como o Duolingo e a Lingq oferecem cursos de esperanto em suas plataformas, na grande maioria das vezes, cursos gratuitos ou a valores módicos.

Mas onde encontrar o esperanto? Hoje o “país do esperanto” é a internet, milhares de páginas, reuniões virtuais, fóruns e grupos fazem uso desta língua diariamente, acontecem também vários congressos internacionais presenciais durante o ano. Além dos congressos (inter)nacionais de esperanto, reuniões onde vários assuntos são tratados com o uso exclusivo do esperanto (palestras, seminários e apresentações culturais) também existem os congressos específicos de diversas aéreas, um bom exemplo é o congresso de jornalistas esperantistas, de médicos esperantistas e o de professores esperantistas. Tais congressos acontecem anualmente e como os congressos (inter)nacionais usam apenas o esperanto como língua de trabalho. É interessante destacar que existem instituições educacionais que usam o esperanto, algumas delas apoiando sua divulgação e outras tendo cursos e habilitações na língua em seus centros universitários.

Uma das principais vantagens no aprendizado do esperanto é a possibilidade de contato com diversas línguas e ter acesso ao aprendizado das mesmas por grupos e fóruns, muitas vezes, tal estudo, acontece gratuitamente e com suporte individual com falantes nativos do idioma. Também é comprovado por diversos estudos que aprender uma nova língua amplia o conhecimento da nossa língua nativa e reforça as nossas sinapses evitando, até mesmo, o aparecimento de doenças relacionadas a senilidade. É fato que compreendendo as estruturas do esperanto você compreenderá melhor as estruturas gramaticais da sua própria língua materna, graças as fundamentações lógicas da língua seu aprendizado é, pelo menos, dez vezes mais rápido de que qualquer outro idioma nacional. Outra vantagem interessante é o uso do programa “Pasporta Servo”, sendo um programa de hospedagem internacional que possibilita aos esperantistas (falantes de esperanto) hospedagens gratuitas em mais de 100 países.

O esperanto não pertence a nenhuma nação e pertence a todos aqueles que, de alguma maneira, têm contato com esta ferramenta extremamente eficaz de comunicação transnacional. Esta língua é culturalmente cosmopolita, aquele que está inserido na comunidade esperantista, na maioria das vezes, também têm interesse por um mundo sem fronteiras e, principalmente, sem barreiras linguísticas. O livre contato e a facilidade desta comunicação fluida, possibilita aos usuários do esperanto total acesso às mais diversas culturas. Tendo como princípio fundamental à neutralidade, o esperantista se assume como um cidadão do mundo, integrado às interações transnacionais. O falante do esperanto tem a oportunidade de se inserir em qualquer grupo social, não impondo, de maneira alguma, sua língua nacional, dessa forma, tais indivíduos atingem uma aquisição cultural plenamente efetiva. Tolerância, respeito e cordialidade são alguns dos principais valores cultivados na comunidade de falantes da língua transnacional esperanto.

*Fábio Silva é licenciado em Letras pela UFLA (Universidade Federal de Lavras), pós-graduado em linguística aplicada à educação pela FAVENI (Faculdade de Venda Nova do Imigrante), certificado C1 em esperanto pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas creditado ao Centro Estatal de Exame Linguístico da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste e diretor da Embaixada do Esperanto de Pouso Alegre.

Quer mais informações sobre o esperanto? Leia o PDF, clique aqui!

Você também pode baixar o PDF clicando aqui!

Onde aprender o esperanto?

Quem somos?

A Embaixada do Esperanto de Pouso Alegre é uma organização sem fins lucrativos que promove o esperanto na cidade e região, incentivando a compreensão global e a comunicação intercultural por meio dessa língua neutra. Através de eventos, cursos e atividades educacionais, busca enriquecer culturalmente a comunidade local e integrá-la à comunidade esperantista mundial.

Por que o esperanto?

Reconhecemos a necessidade imprescindível de uma ferramenta simples e funcional no âmbito da comunicação internacional. Nesse contexto, o esperanto surge como uma alternativa altamente recomendável, haja vista sua dinamicidade, estruturação sólida e princípios igualitários que o fundamentam.